O termo unicórnio foi cunhado no ano de 2013 pela fundadora da Cowboy Ventures, Aileen Lee, quando se referiu às 39 startups que tiveram uma valorização de mais de US $ 1 bilhão. O termo foi usado para enfatizar a raridade dessas startups.

A definição de uma startup como unicórnio permaneceu a mesma desde então. Um unicórnio é uma empresa iniciante fundada depois de 2003 que tem uma avaliação atual de mais de US $ 1 bilhão. Mas de 2003 pra cá, o número de unicórnios aumentou, e muito.

O termo unicórnio tornou-se sinônimo de startups dos setores de tecnologia, tecnologia móvel e tecnologia da informação com avaliações muito altas.

Quase todas as startups unicórnios inovaram na indústria a qual pertencem. Uber, Airbnb, Snapchat e outros tornaram-se referência com modelos de negócios e posicionamentos que hoje estão atrelados à marca.

Uma dica dos maiores especialistas em negócios para startups para ter sucesso nos negócios é manter uma visão clara do problema que a empresa quer solucionar. Acertar o segmento de mercado, oferecer um produto ou serviço inovador e guiar-se sobre um modelo de negócio são peças fundamentais para poder trilhar o caminho dos grandes unicórnios da era digital.