Nós aqui na Sodaweb gostamos de dizer “Quem não aparece na primeira página do Google não existe”.  Essa frase pode até ser popular, porém ela continua atual e a cada dia mais evidente.

A consultoria TNS Research International realizou uma pesquisa que apontou que os brasileiros costumam realizar buscas na internet antes de fazer compras. Segundo o levantamento, 92% dos usuários pesquisam sobre produtos ou serviços em sites de e-commerce ou comparam preços lojas virtuais e 76% procuram essas informações em fóruns ou blogs. 

Muitas empresas acreditam estar realizando um bom marketing digital pelo simples fato de ter um website bonito, mas como estão posicionados no Google? Será que sua empresa está preparada para esse novo perfil de consumidor?

Você pode fazer um teste: digite no Google como você acha que seu cliente ou futuro cliente lhe encontraria, usando apenas uma palavra chave. Se sua empresa aparece entre os 5 primeiros resultados, parabéns! Significa que o seu site está bem feito e sua empresa tem trabalhado bem a palavra chave, o que a faz ser encontrada.

Caso sua empresa não seja encontrada nem na primeira página, talvez seja hora de tomar uma atitude. Algumas pesquisas trazem uma análise sobre a quantidade de pessoas que chegam na segunda página, umas comentam que 94% dos usuários nunca passam da primeira página do resultado de busca, outras falam em 75%. Para tirar essa dúvida, pergunto para você leitor: quantas vezes chegou até a segunda página do Google nas suas buscas?

O fato é que para que as pessoas conheçam sua empresa e encontrem e seu produto ou serviço, você precisa estar presente para seus potenciais consumidores, e para isso o Google Meu Negócio é um excelente recurso.

O que é o Google Meu Negócio e suas vantagens

Lançado em 2014, o Google Meu Negócio é uma ferramenta do Google gratuita, que permite as pessoas encontrem informações sobre sua empresa, como endereço, telefone, horário de funcionamento na Pesquisa Google e no Google Mapas. É muito fácil criar e atualizar o que é exibido para as pessoas quando elas procuram por sua empresa.

Além das possibilidades que já citadas, o Google Meu Negócio também permite que você:

  • Adicione dados de contato, como endereço, e-mail, (aliás, se um usuário pesquisar de um celular, ele poderá fazer a ligação a partir do próprio buscador – caso a empresa insira seu número de telefone na plataforma);
  • Inserir e apresentar sua localização no Google Maps (incluindo um tour virtual pelo seu negócio e o traçado de rotas para o estabelecimento);
  • Aumente a visibilidade do seu negócio, de acordo com o Google, “empresas que adicionam fotos às fichas recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar seus websites do que as demais empresas”.
  • Informe o horário de funcionamento e os horários de maior movimentação, (datas com horário especial pode ser programadas antecipadamente)
  • Exiba uma avaliação de até 5 (com base em pontuação dada pelos clientes) e comentários que clientes fizeram sobre seu negócio.

Veja que são informações extremamente úteis para as pessoas que procuram exatamente pelo seu negócio ou por empresas como a sua.

Quem pode usar o Google Meu Negócio e como ele funciona?

Qualquer um pode usar o Google Meu Negócio gratuitamente. Não há custos. Essa ferramenta é indicada para negócios que possuem uma estrutura física, como escritórios, lojas, mercados, etc.

O Google Meu Negócio oferece muitas vantagens para qualquer tipo de empresa, de pequeno ou grande porte, pois a coloca a sua empresa em destaque, estejam as pessoas procurando na Pesquisa Google ou no Google Maps. E são nessas buscas que os resultados do Google Meu Negócio entram em ação, mas vale ressaltar que isso pode acontecer de 3 formas diferentes:

1. Quando se pesquisa uma empresa sem direcionar o lugar
Neste tipo de pesquisa, o Google leva em conta a sua localização atual para entregar resultados de empresas que estejam próximas geograficamente de você.  Caso a busca seja feita em um smartphone, os resultados costumam ser ainda mais precisos, já que o Google pode usar a localização do GPS do aparelho.

2. Quando se especifica a localização desse tipo de empresa
Imagine que você está está para outra cidade e resolve comer uma pizza. Nesta pesquisa, você provavelmente irá buscar por “pizzaria + nome do cidade/bairro” e o Google exibirá os resultados de acordo com o lugar especificado nessa procura. Perceba que nestas duas primeiras pesquisas os resultados aparecem logo abaixo do campo de buscas e antes dos links orgânicos.

3. Quando se procura exatamente por uma empresa

Por exemplo, caso você resolva procurar por uma pizzaria específica, colocando o nome do estabelecimento diretamente no campo de buscas do Google, se essa empresa já for cadastrada no Google Meu Negócio o resultado será exibido ao lado direito da tela e com informações mais completas.

Por esses motivos, e também por ser uma plataforma gratuita e simples de configurar, você definitivamente deve começar a usar o Google Meu Negócio hoje mesmo. Quanto mais cedo você começar, mais cedo sua empresa ficará visível nos resultados da busca, e mais cedo você começará a receber um fluxo de clientes que encontraram sua empresa pelo Google.

Além do Google Meu Negócio, o Google oferece uma série de outras possibilidades para as empresas se promoverem e gerarem mais vendas. Uma dessas alternativas é o conhecido Google Adwords. Mas isto é assunto para um próximo post.

Se você quer investir no Google Meu Negócio ou em outras plataformas do Google, fale com a Sodaweb e podemos te ajudar a conquistar resultados.